Fisioterapia Indaiatuba

Principais Lesões Esportivas do Futebol

Estima-se que o futebol é o esporte mais praticado no mundo, com cerca de 270 milhões de praticantes. Todo esporte possui lesões, no futebol não é diferente e quanto mais pessoas praticando maior é a exposição ao risco de lesões.

Uma revisão bibliográfica revelou que a incidência de lesões no futebol aumenta a cada ano de prática esportiva e está entre 15 e 20 lesões a cada 1000h de prática (se não sabe calcular o índice de lesões, confira esse texto explicando certinho). De todas as lesões do futebol quase 90% estão localizadas nos membros inferiores, por ser uma dominância específica do esporte.

Sobre as regiões que mais lesionam parece haver um conflito entre jogadores e jogadoras. Os homens lesionam mais tornozelo (20%), coxa (17%) e joelho (15%) enquanto mulheres lesionam mais joelho (24%), tornozelo (21%) e coxa (16%).

Os tipos de lesões mais relatados foram entorses, distensões, contusões e tendinites, sendo as distensões e entorses as mais comuns. Sendo que os estudos ainda classificaram a maioria das lesões como leve e/ou moderada onde o jogador fica entre 1 e 14 dias afastado dos jogos ou treinos.

Agora que sabemos isso, como podemos reduzir ao máximo esse número de lesões? Em 2006 a FIFA desenvolveu um programa de prevenção de lesões o “11+”.

O FIFA 11+ é um conjunto de exercícios que focam basicamente nos membros inferiores para o treino estático, dinâmico, ação e reação, coordenação, equilíbrio e agilidade e duram aproximadamente 20 minutos.

Uma revisão sistemática de nível 1 (o melhor de todos) publicada em uma das melhores revistas de medicina esportiva em fevereiro de 2016 concluiu que a longo prazo a realização constante do FIFA 11+ reduziu até 50% o índice de lesões no futebol.

E seu time, vive no DM? Vamos implantar o FIFA 11+ já!