Fisioterapia Indaiatuba

Fascite plantar

Constitui um problema ortopédico bastante comum e afeta principalmente homens entre 40 e 70 anos. A fascite plantar acomete também atletas, especialmente corredores. A causa exata dessa síndrome é desconhecida. Entretanto, vários fatores podem estar envolvidos: inflamação da fáscia plantar provocada por evento traumático que envolva forças de tração ou cizalhamento, avulsão da fáscia plantar, fratura de estresse do calcâneo, neuropatia compressiva dos nervos plantares, esporão plantar do calcâneo e atrofia senil do coxim gorduroso plantar.

A peculiar anatomia da fáscia plantar lhe confere pouca elasticidade. Durante a fase de apoio da marcha ocorre compressão na planta do pé e uma força de tração é gerada ao longo da fáscia. Durante o caminhar, a cada passo a fáscia é submetida a repetitivas forças de tração. Quando essas forças são aplicadas sucessivamente, com frequência e intensidade aumentadas, pode ocorrer degeneração progressiva na origem da fáscia plantar. Esses microtraumas repetitivos na origem da fáscia plantar correlacionam-se com o desenvolvimento inflamação e dor crônica.

Na grande maioria dos pacientes o tratamento conservador, é suficiente para permitir o alívio dos sintomas. Palmilhas confeccionadas sob medida, com desenho capaz de acomodar e dar suporte ao arco longitudinal medial, podem ser úteis como forma complementar de tratamento, desde que associadas ao programa de exercícios fisioterapêuticos e domiciliares para alongamento da fáscia plantar e estabilização do complexo do tornozelo.