Fisioterapia Indaiatuba

Principais Lesões Esportivas do Basquete

Inicialmente o basquete foi concebido para ser um esporte sem contato, apesar de sua origem evoluiu para um jogo cada vez mais físico em que o contato é aceito e esperado. Treinadores ensinam os movimentos de contato a seus jogadores e o contato é utilizado como vantagem, para lutar por uma posição, para afastar um bloqueador etc. Esta evolução do esporte levou previsivelmente a uma série de lesões aos jogadores.

Um estudo analisou 17 anos (DEZECETE ANOS) as lesões da NBA e compilando todos os dados estatísticos em um único paper.

Este trabalho demonstrou que o basquete possui um índice de lesão um pouco acima de 19 lesões por 1000 horas de prática. Sendo que metade dessas lesões foram durante jogos.

Tornozelo foi de longe a articulação mais lesionada durante a prática do basquete, com mais de 14%, seguidos de coluna lombar 10%, lesões patelares com 10% e lesões no joelho com 9%.

Quando analisado as patologias, verificou que a entorse do tornozelo foi a mais prevalente, principalmente em jogos, representando mais que o dobro dos afastamentos em jogos que a segunda colocada a síndrome patelofemoral.

Muita atenção se concentrou na prevenção de entorses de tornozelo em atletas de basquete, como o uso de calçados com cano médio ou alto e botinhas de esparadrapo para segurar a articulação nas aterrissagens. Outra estratégia válida é incluir o treinamento proprioceptivo do tornozelo na rotinha de treinos da equipe.