Fisioterapia Indaiatuba

Tendinite de aquiles


A ocorrência da tendinopatia do calcâneo é mais alta entre indivíduos que participam de corridas de médias e longas distâncias, tênis, badminton, voleibol e futebol.

A teoria mecânica das lesões tendíneas por overuse propõe que, quando um tendão é repetida-mente estirado numa proporção de 4% a 8% de seu comprimento, torna-se incapaz de suportar tensão adicional, ocasionando o dano. Erros de treinamento também se mostram associados à tendinopatia do tendão calcâneo. A maioria dos erros inclui corridas longas e intensidades altas, aumento exagerado na distância e/ou na intensidade de treinamento, assim como trabalhos monótonos e assimétricos; treinamento especializado e fadiga são fatores adicionais.

O tratamento conservador, na tendinopatia do calcâneo, é dirigido para aliviar sintomas, utilizando-se de estratégias para corrigir erros de treinamento, maus alinhamentos, ?exibilidade diminuída, fraqueza muscular e o uso de equipamentos inadequados. Diminuir a intensidade, frequência e duração das atividades podem evitar danos adicionais.