Fisioterapia Indaiatuba

Ruptura do LCA


A ruptura, ou estiramento, do ligamento cruzado anterior é uma das lesões mais comuns no joelho.

Atletas que praticam esportes de alta demanda física, como o futebol, o rugby e o basquete, têm maior probabilidade de lesionar os ligamentos cruzados anteriores.

Quando o ligamento cruzado anterior é lesionado, é grande a chance de que uma intervenção cirúrgica seja necessária para recuperar as funções do joelho. Ela dependerá de vários fatores, entre eles: a gravidade do ferimento e o nível de atividade do paciente.

O ligamento cruzado anterior pode ser lesionado de várias maneiras:
Mudança rápida de direção
Parar de uma vez
Reduzir a velocidade durante uma corrida
Apoiar os pés incorretamente depois de um salto
Contato direto ou colisão, como um desarme no futebol

Independentemente de o tratamento envolver cirurgia, a reabilitação tem um papel vital na retomada das atividades do dia a dia. Um programa de fisioterapia ajudará a recuperar a força e os movimentos do joelho.
Nos casos de realização de cirurgia, a fisioterapia será concentrada primeiro na recuperação dos movimentos da articulação e dos músculos ao redor dela. Depois, será seguida por um programa de fortalecimento elaborado para proteger o novo ligamento. O fortalecimento aumenta gradualmente o esforço nas regiões do ligamento. A fase final da reabilitação é dirigida ao retorno funcional, determinada conforme o esporte do atleta.