Fisioterapia Indaiatuba

Principais Lesões Esportivas da Corrida de Rua

Por conta da sua fácil acessibilidade, a corrida de rua é praticada por muitas pessoas que buscam no esporte aumentar sua aptidão física, reduzir obesidade, doenças cardiovasculares e muitas outras doenças crônicas de saúde. No entanto a corrida também pode causar lesões, principalmente nos membros inferiores.

Para prevenir essas lesões é necessário entender os fatores de risos e correlacionar com as principais lesões do esporte.

Estudos apontam que o joelho é a articulação que mais sofre com lesões na corrida, seguido por canelite, tendinite de calcâneo, panturrilha, lesões musculares na coxa (quadríceps e isquiotibiais) e as lesões menos frequentes foram na articulação do tornozelo e quadril.

Mas quais são os fatores que determinam uma lesão? Alguns estudos são conclusivos a respeito de idade, sexo, altura, comprimento de membros e peso dos praticantes, mas se analisarmos o conjunto geral não é possível determinar que um grupo tenha mais riscos a lesões do que outro.

Acredita-se que o aumento ao risco de lesões venha justamente do treinamento para as corridas. Nenhum estudo avaliou o tempo de treinamento do atleta para a distância em que ele competia. O que observamos muito na nossa prática clínica é exatamente este cenário, onde o atleta inicia o treinamento para correr 5km e tem como objetivo correr 5km todos os dias sem nenhum planejamento estratégico. Ou que após concluir sua primeira prova de 5km muda rapidamente de objetivo para correr 10km nas próximas 2 ou 3 semanas.

A conclusão é que não tem como prever se vai ocorrer uma lesão durante a corrida, mas todas as lesões devem ser cuidadosamente avaliadas, primeiro para tratar rapidamente e com efetividade, segundo para não tirar o atleta da atividade que ele mais gosta de praticar.

Vale lembrar que a corrida é um esporte de baixa intensidade e longa duração, então suas lesões são predominantemente de sobrecarga e dificilmente vemos lesões traumáticas como fraturas ou luxações articulares. Então qualquer tipo de dor articular ou na região dos tendões devem ser investigadas o mais rápido possível.