Fisioterapia Indaiatuba

Entenda o que é o Índice de Lesões

No geral “lesão esportiva” é um nome dado a qualquer lesão que tenha ocorrido durante uma atividade física. Vários estudos definem uma lesão esportiva de diferentes formas, alguns estudos definem como uma lesão sofrida durante a prática esportiva para qual o atleta solicita um afastamento da prática (como uma substituição no futebol) outros definem lesão esportiva apenas aqueles que procuram atendimento médico. Parece pouca diferença, mas isso muda completamente as estatísticas da sua equipe. Se uma lesão esportiva for somente lesões em que os atletas buscam atendimento médico, será observado uma grande porcentagem de lesões graves e/ou agudas e serão negligenciadas lesões menos graves.

A classificação fica por conta do NAIRS (National Athletic Injury Registration System dos EUA), que é referência mundial nos estudos de lesões esportivas, eles classificam de acordo com o tempo de afastamento da lesão, de 1 a 7 dias é considerado uma lesão leve, de 8 a 21 dias lesão moderada e acima de 21 dias lesão grave.

A incidência de lesões é sempre demostrada por 1000 horas de exposição ao esporte assim conseguimos padronizar todos os praticantes em todos os esportes. Isso quer dizer que, se um esporte tem um índice de lesão 8, quer dizer que corre o risco de um praticante sofrer 8 lesões a cada 1000 horas de exposição ao esporte.

Como o calculo é feito por amostragem, não existe um esporte que possui mais lesões do que o outro, por exemplo, uma equipe de natação onde treinam 25 nadadores, um treino de 1h por semana e houveram 4 lesões no ultimo ano possui um índice de lesão de 3,2 e uma outra equipe de futebol que treinam 15 jogadores, dois treinos de 1h e um jogo de 2h por semana e tiveram 8 lesões no ano possui o índice de lesão de 2,6. Mas isso não quer dizer que a natação lesiona mais que o futebol ou vice-versa. O índice é apenas um parâmetro, um parâmetro que pode ser medido na sua equipe, no seu time, na sua academia.

O cálculo é muito simples, primeiro multiplica-se o número de lesões do ano por 1000, depois multiplica o número de atletas pelo número de horas de treino/competição do ano e divide o primeiro número pelo segundo. Usando o exemplo do time de futebol, 8 lesões vezes 1000 = 8000; 15 jogadores vezes 4 horas semanas vezes 50 semanas = 3000; 8000 dividido por 3000 = 2,66. O índice é importante para identificar se houve ou não progressão em protocolos de prevenção de lesões, também é possível fazer o calculo para lesões leves, moderadas ou graves seguindo a mesma equação.

Vamos diminuir o índice de lesões da sua equipe?