Fisioterapia Indaiatuba

Lesão no menisco


Lesões meniscais podem causar dor ou bloqueio articular, diminuindo assim atividades esportivas ao mesmo tempo reduzindo a qualidade de vida. Estudos epidemiológicos mostram que as lesões de menisco são as mais comuns do joelho e não possui nenhum trauma associado, também é a lesão com maior número de FALSO POSITIVO em exames de imagens, cerca de 80% das ressonâncias magnéticas identificam a presença de lesão meniscal, de 19% a 56% das lesões são assintomáticas dependendo da idade do paciente.

O tratamento inicial é fisioterapêutico, o ganho de força, amplitude de movimento e equilíbrio neuromuscular são fundamentais para a estabilização do joelho e diminuição dos sintomas causados pelo menisco lesionado. Estudos mostram que lesões simples são tratadas em cerca de 6 semanas de fisioterapia.

Em casos específicos da lesão é necessário procedimento cirúrgico, nesses casos o pós-operatório é imediato com descarga de peso progressiva de acordo com as orientações do ortopedista que realizou a cirurgia. Atividades mais simples como corrida de rua já pode ser liberada a partir de 5 ou 6 meses de reabilitação, enquanto tarefas que demandam mais torções de joelho levam cerca de 12 meses para serem liberadas novamente.