Fisioterapia Indaiatuba

Principais Lesões Esportivas do Judô

As lesões incidentes no judô são aquelas decorrentes principalmente dos movimentos dos específicos do esporte, como puxar, empurrar, arremessar, estrangular e técnicas de luxação articular.

O treinamento do judô obedece a fases para um aprendizado e desenvolvimento mais seguro e racional. Essas fases podem ser divididas em dois estágios básicos. Primeiro, o estágio dos fundamentos, em que serão aprendidas técnicas fundamentais, como as de cair, segurar, arremessar e derrubar o adversário, seguindo do aprendizado de aplicação dessas técnicas em exercícios livres e depois em competições. O treinamento do judô enfatiza a segurança na prática de suas técnicas, porém as lesões ocorrem e é importante o reconhecimento, tratamento e prevenção.

Em minha tese de conclusão de curso realizei uma busca em toda bibliografia em busca dos índices de lesão do judô.

O índice de lesão do judô é muito baixo, com menos de 2 lesões a cada 1000 horas de prática.

Atualmente a principal articulação acometida nas lesões do judô é o joelho, seguida pelo ombro e o principal mecanismo de lesão é a queda do atleta ao ser arremessado.

Um programa específico de prevenção de lesões do LCA com exercícios proprioceptivos e conhecimento das situações de risco, além de maior ênfase nas pegadas bilaterais durante o treinamento.