Fisioterapia Indaiatuba

Mobilização Articular

Terapias Manuais de Maitland

O conceito Maitland é um método de terapia manual criado por Geoff Maitland, australiano, que estabeleceu princípios de mobilização e manipulação articulares, usado para aliviar dores e desbloquear com segurança determinadas estruturas, com objetivo de restaurar a amplitude de movimento normal, indicado para pacientes com disfunções neuro-músculo-esqueléticas.

O exame físico baseia-se na avaliação dos movimentos ativos, seguido dos movimentos passivos e acessórios nas articulações relacionadas à queixa do paciente ou articulações, as quais podem levar a dores referidas nestes locais.

A escolha correta da direção do grau, velocidade, ritmo e da duração das técnicas devem ser feitas de maneira correta. A intensidade das técnicas de mobilização é determinada pela dor, pelo espasmo muscular, pela resistência e pela relação entre eles. Uma das características significantes da manipulação articular na prática clínica é o seu efeito imediato sobre a dor, o grau de hipoalgesia em um período de segundos a minutos após a aplicação dessas técnicas.

Conceito Mulligan

É uma abordagem única de Terapia Manual, que combina mobilização acessória com movimento ativo. Utiliza-se como forma de avaliação e tratamento. Fundamentalmente, consiste na modificação de sintomas ao combinar forças de mobilização adequadas que levam à melhoria da dor, limitação de amplitude de movimento e/ou atividade funcional. São aplicadas técnicas de tratamento manual, técnicas com o cinto de manipulação e auto-tratamentos.

Compreende técnicas extremamente seguras para a coluna vertebral e as extremidades. A segurança das técnicas decorre do fato de elas serem suaves, já que as forças corretivas são mínimas e não produzem dor, mesmo quando realizada overpressão.

No conceito Mulligan, o paciente é visto como um indivíduo, e o problema que apresenta é único e particular, embora alguns padrões possam ser parecidos. Além disso, o paciente é um colaborador ativo e empenhado no papel de resolver seu problema, o que não acontece em outros modelos de terapia manual.

No campo desportivo, as técnicas do conceito Mulligan têm a grande vantagem de trabalhar em situações funcionais, o que permite que o atleta seja tratado, sempre que possível, na posição em que os sintomas acontecem (por exemplo, sacando, arremessando, saltando etc.). Essas técnicas podem, ainda, ser integradas com outros modelos de terapia manual e exercícios terapêuticos.