Fisioterapia Indaiatuba

Condromalácia Patelar


Condromalácia patelar é um desgaste na cartilagem do joelho, numa região chamada côndilo femoral, que acaba ocasionando dor e inflamação no local. A causa exata da condromalácia patelar ainda permanece desconhecida. Os fatores mais comumente relacionados ao amolecimento e posterior desgaste da cartilagem são fatores histológicos, que podem predispor ao amolecimento; fatores anatômicos ou estruturais, que comprometem o encaixe da patela com o fêmur, alterando as áreas de contato entre os dois ossos e também fatores biomecânicos, como desequilíbrio ou fraqueza muscular e o déficit do controle dos membros inferiores que, de forma dinâmica, também resulta na alteração do encaixe entre a patela e o fêmur.

O diagnóstico específico da lesão da cartilagem é feito somente por exame de imagem do joelho, mais especificamente pela ressonância magnética, que é capaz de mostrar detalhadamente o tecido condral e quais os graus de comprometimento dessa estrutura. Porém, quando o indivíduo apresenta dor na região anterior do joelho e, portanto, a síndrome da dor femoropatelar, o diagnóstico é clínico e feito basicamente durante a consulta com um profissional especializado. É baseado na coleta de informações clínicas do paciente e confirmado através de testes específicos.

Por ser uma patologia progressiva e crônica o tratamento visa inicialmente reduzir a dor e aumentar a função ganhando força muscular no complexo do joelho e quadril, em casos de atletas deve ser avaliado com cautela para não retira-lo do esporte desnecessariamente, o ideal é apenas reduzir o ritmo durante o tratamento diminuindo assim o agente agressor.